Pequenos Grandes Avanços na Voz
- Carla Knijnik
- 1 de jun. de 2018
- 2 min de leitura

Qual é uma das minhas maiores alegria em ser professora de canto? É aquele momento em que consigo entender o que o aluno precisa e conseguir levá-lo até lá. É o momento em que o aluno, depois de batalhar bastante, consegue fazer uma emissão correta, consegue superar um desafio, consegue subir um degrau.
Muitas vezes, essa felicidade de ver o aluno progredir é uma felicidade solitária, porque nesses momentos mágicos em que o aluno consegue quebrar uma barreira ou fazer um avanço importante, muitas vezes ele não percebe o que fez, muitas vezes ele não percebe que aquela pequena mudança teve um impacto muito grande na qualidade do seu som. E eu vibro como se meu time tivesse ganho o campeonato, porque eu sei que consegui fazer meu trabalho como educadora.
Meu alunos sempre brincam comigo que eu me emociono mais pelas conquistas deles do que eles mesmos. E isso realmente é verdade, porque o professor tem a noção global dos ajustes que devem ser realizados na voz, e muitas vezes somente ele consegue ouvir essa sútil mudança, que prepara um avanço significativo. É como se o professor estivesse dando uma primeira espiada num faixo de luz, que parece pequenininho, mas que é o presságio de uma fonte imensa de luz e brilho. E quando eu vejo essa luz vindo, realmente me sinto muito realizada.
Acima de todas as coisas, o aluno precisa de orientação clara e objetiva, e de motivação. E é isso que nós professores nos propomos a fazer. Os desafios de sempre estar muito ligada nas necessidades dos alunos, e quais medidas devem ser tomadas para que eles possam atingir seus objetivos, é algo que verdadeiramente me empolga. E a felicidade de ver quando eles conseguem chegar lá, me faz pensar sempre na mesma frase: "Como eu amo o meu trabalho".
Comentários